[MASOCH-L] WRITEBACK para o journalling do EXT3

david@infonet.com.br david at infonet.com.br
Mon Aug 28 11:44:06 BRT 2006

  Prezados,

  Estou pesquisando algumas formas de tunning do FileSystem ext3, uma delas foi
o 'noatime', que na época mostrou grandes resultados no meu ambiente.
  Agora estou precisando novamente de "novas tecnicas", temos um proproblema de gargalo
em disco (I/O) e um novo hardware (com discos SAS) já foi solicitado para resolver o
problema, mas até a chegada do equipamento, gostaria de implemetar algumas sugestões de
File System Tunning encontrada em algumas documentações.
  Gostaria de setar o modo WRITEBACK para o journalling do EXT3, mas tenho dúvidas quanto
a sua implementação:

  Segundo a documentação da Red-Hat (uso o RH 8.0 Kernel 2.4.28) bastaria a adição
no 'fstab' da entrada "DATA=WRITEBACK". Mas após o reboot do sistema, quando executo
um "cat /proc/mounts" é exibido:

"/dev/cciss/blablabla /blablabla ext3 rw,noatime 0 0"

  Minha dúvida é se além do 'noatime' deveria ser exibido tambem o 'data=writeback', por
ex.:

"/dev/cciss/blablabla /blablabla ext3 rw,noatime,data=writeback 0 0"

  Li em agumas lista da necessidade de se executar o 'tune2fs' para setar o
modo "writeback", isso realmente é necessário? Alguem tem alguma experiencia nesta área
que poderia dar alguma informação?

David Magno Santos de Almeida
Suporte Técnico
InfoNet - Soluções Internet