[MASOCH-L] Qmail x Postfix

Marcus Alves Grando marcus at sbh.eng.br
Tue Aug 22 13:52:55 BRT 2006

Durval Menezes wrote:
> [...]
>
> Concordo com o Danton. Uso o sendmail para praticamente qualquer
> necessidade de email (nao so' SMTP: temos instalacoes funcionando
> ainda com UUCP e outras coisas "exoticas") e funciona muito bem.
> Os bugs de seguranca que vem sendo descobertos ultimamente sao de
> exploracao muito dificil, e ninguem ganha do sendmail em materia de
> flexibilidade (da' para fazer quase tudo no .mc, e o que falta
> normalmente da' para se alterar no arquivo .cf, direta ou
> indiretamente; para o que nao se consegue fazer em nenhum dos dois,
> pode-se escrever um milter, e por ai' vai).

Não querendo gerar flame, mas tudo isso você faz com o Postfix também.
Agora no 2.3 ainda mais, porque está suportando milter.

> Nao e' definitivamente um programa para novatos, mas quem conhece
> bem nao o troca por nenhum outro...

No meu ponto de vista facilidade de configuração é uma vantagem e não
mérito de quem conhece a metodologia do arquivo de configuração.

Abraços

--
Marcus Alves Grando
marcus(at)sbh.eng.br   |  Personal