[MASOCH-L] Qmail x Postfix

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Aug 22 09:17:37 BRT 2006

On Mon, 21 Aug 2006, Anderson A. Wehmuth wrote:

> Amigos,
>
> Gostaria de compartilhar essa duvida fazendo a pergunta:
>
> Na opiniao de cada, qual servidor de email é melhor para os seguintes
> requisitos: AntiVirus, Adm Web, AntiSpam, Mysql, Multiplos dominios entre
> outros.
>
> Postfix ou Qmail?
> Se possivel dizer o POR QUE da escolha...

acho que o qmail já teve o seu tempo. hoje não há instalação de qmail que
não tenha que ter trocentos patches, especialmente no qmail-smtpd. fique
com o postfix se suas opções forem somente essas.

considere também o bom e velho sendmail, que quanto mais velho fica, fica
melhor, atualmente não é mais o famoso queijo suíço em termos de segurança
e o mecanismo de milters é excelente para extensões tipo anti-vírus.

outra escolha que eu levaria em conta é o exim, da univ. de cambridge. é
simples, robusto e altamente configurável.