[MASOCH-L] Bloqueio em grandes provedores de ADSL*comerciais*/*business*

Carlos Anderson Jardim cajardim at valesaude.com.br
Tue Aug 15 10:33:53 BRT 2006

Bom Dia Jorge!

> Como estão lidando com grandes provedores bloqueando
> mensagens originadas em
> empresas que têm seu próprio servidor de email hospedado em
> um ADSL comercial
> ou do tipo "business"?

Eu particularmente mantenho as regras de grandes provedores como Terra, Uol
que efetuam o bloqueio de MTAs sem reverso ou com o reverso mal configurado,
com isso passei a receber e-mails de MTA's "legitimos". Isso em % reduziu
cerca de 60% os spams, dentre os outros filtros, GrayList, SPF, DomainKeys,
SpamAssassin, etc..etc..

> O maior problema é que geralmente estes também recebem apenas
> um endereço IP
> -- fixo, mas apenas um -- e não têm autoridade sobre a
> resolução reversa no
> DNS, fazendo com que o nome indicado na resolução reversa
> seja diferente do
> nome com o qual o servidor se identifica para o mundo no "HELO/EHLO".

Neste caso adotamos o cadastro de ip sem o reverso ou mal configurado, feito
o pedido atraves de formulário, isso ajuda em 80% dos casos, com isso
possuio um WhiteList de ips confiaveis.

> Temos encontrado problemas com UOL e Terra, principalmente.
> Alguém sabe se
> estes autorizam o envio a partir de tais servidores sob
> solicitação?  Alguém
> já tentou mudar a string de identificação do servidor para
> bater com o que o
> provedor do link tem configurado?

Seria interessante você entrar em contato diretamente com eles pois já
tivemos problemas desse tipo no passado e eles resolveram temporariamente
nosso problema, até contratarmos um link com DNS reverso cadastrado para
nossos dominios.

> Tais clientes não possuem nenhum contrato com provedores de
> acesso para usar
> como relay além de possuírem dezenas ou centenas de contas...
>
> O barateamento do acesso comercial via ADSL traz também esses
> inconvenientes... :-(
>
> Alguma sugestão?

Sugestão? Usar um ISP legitimo ou pedir o cadastro de reverso "quando
possivel" a operadora ou ir ao formulário

> Sds,
> --
> Jorge Godoy      <godoy at g2ctech.com>
>
> Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows
> Desenvolvimento de software e projetos      Treinamentos
> Telefones: +55 (41) 8807-1545    /    +55 (41) 3024-0070
> Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com

Carlos Anderson Jardim
Tecnologia da Informacao - Redes e Internet
Santa Casa de São José dos Campos
Linux User #403727
Tel.: (12) 3925-1873 - 3925-1925