[MASOCH-L] Criptografando arquivos

Renato Frederick frederick at freebsdbrasil.com.br
Fri Aug 4 17:16:35 BRT 2006

Bem, depende.

Você quer criptografar o disco que eles estão?

Eu utilizo em meu notebook o truecrypt, com as chaves armazenadas em meu
pendrive.

Toda hora ao usar a partição que desejo me é pedido a senha mais a key do
pendrive.

É uma boa solução.

Caso o disco do backup seja furtado, sem a senha + key os dados serão
inacessíveis.

Agora se o interesse é só um arquivo específico, você pode utilizar o pgp.

Particularmente acho o tryecrypt melhor, já que garante que tudo que for
colocado naquela partição estará criptografado. Basta você fazer uma rotina
que monta o disco criptografado antes do backup, inicia o processo e no
final desmonta o disco criptografado. As chaves podem ser armazenadas com o
operador de backup, ou em um outro servidor, restrito à Intranet da Empresa.

Abraços

---------
Renato Frederick
FreeBSD Brasil LTDA.