RES: [MASOCH-L] Segurança em ProvedorWISP - SAGU_PRO

João Carlos Mendes Luis jonny at jonny.eng.br
Mon Apr 3 18:52:56 BRT 2006

Renato Frederick wrote:

> Exato!

> Os seus AP trabalham com relay de PPPoE, correto?

Ou trabalham em camada 2...

> Concordo

> Exatamente, o captive facilita o usuario/suporte, pois é algo "grafico",
> click -> click -> login -> senha -> ok.

Permita-me discordar.  Como usuário velox, acho captive um saco!

Se eu já dei login no pppoe, por que logar de novo depois?

Minha principal aplicação é o ssh.  Mas por causa desse maldito captive
sou obrigado a abrir um browser.  Resultado: todo mundo que sabe como
fazer usa um autenticador automático, e acabaram-se todas as vantagens
do captive.  Inclusive a desculpa do marketing, dizendo que serviria
para informações e propaganda.

> Mas perde neste e em outros pontos.

Eu acho que captive perde em todos os pontos, para quem já tem
autenticação na camada pppoe.

Para quem nao tem (dhcp, por exemplo), pode ser necessário, mas eu ainda
tentaria uma outra opção.