RES: [MASOCH-L] Segurança em ProvedorWISP - SAGU_PRO

Thomas Britis thomas at tcnet.com.br
Mon Apr 3 15:01:03 BRT 2006

Senhores,

	Em uma rede sem túneis, como é que fica a segurança da rede quando
alguém fizer a "clonagem" dos dados do gateway ? (IP e/ou MAC) ?

	Dependendo da topologia da rede E do AP utilizado é possível fazer o
redirecionamento dos pacotes para uma interface específica e, nessa
interface ter somente o gateway, porém, fora isso, acho que sempre há o
risco.

Frederico Terra Boechat wrote:
> Sobre ser broadcast, creio que voce se refira ao PPPoE Discover, que sim,
> usa broadcast. depois de o LCP ser iniciado, antes da autenticacao, eh um
> tunel PPP, logo comunicacao entre 2 hosts. Eu só uso 1 servidor e 11 AP
> transmitindo pra clientes.
>
> Segurança, sim, se voce usar CHAP, diminui o risco, claro que nao pra
> totalmente.
>
> Sobre captive portal, se 3 pessoas clonam mac numa rede de 200, o sistema
> começa a falhar e pode até cair. experiencia comprovada.
>
> Não quero gerar guerra, acho que disc iturmos falhas é um bom aprendizado.

> [...]

Thomas Storino Britis
TCNet Informatica e Telecomunicacoes LTDA