[MASOCH-L] ranges IP rede velox

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Fri Sep 30 09:48:24 BRT 2005

Julio Arruda escreveu

>Independente do negocio em si (voce paga, eles usam :-)...
>Um esclarecimento, em teoria, isto nao e' um caso de ter um open-relay,
>ainda que limitado ?
>Com a 'densidade' de spammers que usam certos provedores DSL, isto nao
>seria uma chance imensa de ter spammers fazendo uso do seu email.

    Liberar faixas IPs do serviço DSL sim seria ter um 'open-relay' para
clientes daquele serviço DSL. Loucura, na minha humilde opinião :)

    Tanto pop-before-smtp como autenticação permitem que clientes que
possuam conta no seu servidor de email consigam enviar emails através
dele, seja lá qual for o IP deles. Serve inclusive pra permitir que
aquele carinha que levou o notebook pra uma viagem pra Europa consiga
enviar email de boa !!!!

    Acredito que se não existissem os spammers, liberar por IP era uma
solução muito melhor, não exigiria maiores cuidados nem nada. Mas
spammers são uma realidade que aumenta a cada dia, a gente precisa lutar
contra eles. Liberar IPs de DSL é, sem dúvida nenhuma, contar pro seu
inimigo como se defender da sua arma secreta.

--

	Atenciosamente,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br