[MASOCH-L] ranges IP rede velox

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Fri Sep 30 09:38:51 BRT 2005

david at infonet.com.br escreveu:

>   Olá pessoal,
>
>   Estou passando por um problema e gostaria de saber se alguem mais o está.
>   Em nosso servidor de correio bloqueamos acessos diretos provenientes das redes adsl
>velox Telemar, mas como tambem atendemos clientes velox no nosso estado, antes do
>bloqueio explicitamente liberamos os ranges de ips que são designados para o estado,
>Sergipe. Logo o nosso arquivo tcp.smtp.cdb (arquivo de rules) fica +/- assim:
>
>201.32.120-230.:allow,SMTPAUTH=""   (rede velox para SE, por exemplo)
>=.user.veloxzone.com.br:deny

> [...]

    Esqueça liberar faixas IPs e pense numa solução pop-before-smtp ou
autenticação SMTP. Não se iluda que as operadoras vão te fornecer
informações precisas porque elas não vão. Elas vão continuar mudando
suas ranges IPs e não estão nem ligando para os provedores.

    Ao partir pra uma solução pop-before-smtp e/ou autenticação SMTP,
você passa a ter uma solução independente do IP que o cliente chega e
também não corre o risco de liberar relay para TODOS os clientes da
Telemar, inclusive aqueles que não são clientes seus.

    Trabalhei muito tempo em um provedor aqui em Goiânia, Goiás,
atendido pela Brasil Telecom. No começo do ADSL a gente liberava faixas
IPs. Modéstia a parte, nosso servidor era um dos mais redondinhos da
cidade. Era impressionante o tanto de gente de outros provedores que
usavam nosso SMTP pra enviar emails. Gastava minha banda e pagava pro
outro provedor. Legal isso né :)

--

	Atenciosamente,
	Leonardo Rodrigues