[MASOCH-L] limitar numero de conexoes por ir no smtp

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Sep 13 11:18:43 BRT 2005

David Verzolla escreveu:

>Imagino que no MTA em si não seja possível fazer tal configuração, mas
>sim pelo sistema operacional. No FreeBSD eu consigo limitar número de
>conexões através de sysctl's (o linux já suporta sysctl tb), porém não
>chega ao nível de detalhamento - porta.
>
>[]'s

    Imagino que seria possível fazer isso no linux usando o módulo
connlimit do iptables. Aí você chega no nível de detalhamento que você
precisar, usando todos os recursos que o iptables te oferece.

connlimit v1.2.9 options:
[!] --connlimit-above n         match if the number of existing tcp
connections is (not) above n
 --connlimit-mask n             group hosts using mask

    Basta definir a connlimit-mask como /32 (padrão inclusive, nem
precisa especificar) e um '-p tcp --dport 25' que você limita somente
porta SMTP e para IPs individuais.

    Nunca fiz isso, mas deve funcionar de boa.

    http://www.netfilter.org/patch-o-matic/pom-base.html#pom-base-connlimit

--

	Atenciosamente,
	Leonardo Rodrigues