[MASOCH-L] problemas com compartilhamento internet

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Fri Sep 9 12:12:53 BRT 2005

Pelo que me parece, trata-se de uma pequena empresa provida de poucas máquinas e uma conexão Internet baseada em banda-larga (um Speedy ou coisa do gênero).

Explique-me, exatamente, como você fez a ligação à Internet e o compartilhamento com os dois micros: é algo do tipo

Rede de Telefonia ou de Cabo

+-- Speedy/Cable Modem --- Hub ou Switch --- Micro1

                                                            +-- Micro2

Se assim for, isso deixa seu Micro1 aberto para "exploits". Assim, sugiro que investigue a possibilidade de colocar um pequeno "firewall" entre o Modem e a sua rede interna. Esse equipamento poderia ser um micro com Linux provido de duas placas de rede (caso em que um velho Pentium resolve perfeitamente) ou um "appliance" Soho desses vendidos aos montes na Santa Ifigênia (Dlink, Linksys). Coloque no dito cujo um DHCP configurado para servir aos micros internos com os IPs BCP-5 adotados para a sua rede e pronto.

Pessoalmente prefiro um micro porque você pode instalar um Squid (economizando banda de sua conexão Internet), com controle de acesso para evitar que outros micros "saiam" para a Web (mesmo no "firewall" isso pode ser também limitado).

Abraços,
Marlon Borba, CISSP.
--
Nova campanha:
Centro de Resposta a Incidentes de

Olá pessoal,

Estou com um problema que não sei como resolver.
Tenho um cliente com uma rede local com os IP's 192.168.0.x, onde roda uma aplicação client-server baseada nesses IP's.
Acontece que está sendo instalada uma outra rede, onde participarão apenas dois micros. Essa segunda rede será exclusiva para Internet ( o cliente não quer que todas as máquinas da rede tenham internet). Nessa segunda rede, que tem o Windows XP Pro, foi compartilhada a internet via windows, e o segundo micro dessa rede navega normalmente.

Agora vem o problema: Essa segunda máquina máquina necessita ter acesso às duas redes: a rede corporativa (192.168.0.x) e a rede "criada" pelo compartilhamento de internet do windows (192.168.0.x).
Foi instalada uma segunda placa de rede nesse micro, porém as duas redes tem o mesmo IP.
Eu não posso alterar o IP da rede corporativa. É possível alterar a classe de IP's do compartilhamento do windows?

[]'s
Junior