[MASOCH-L] TAR

david at infonet.com.br david at infonet.com.br
Sat May 28 09:39:39 BRT 2005

Citando "fabiano.br" <fabiano.br at uol.com.br>:

> Vide "validade" das fitas... (pode ser desgaste por uso ou falha...)

   Segundo dados tecnicos de grande valia informados pelo nosso amigo Leonardo Koppes
sobre as durabilidades dessas fitas, realmente as minhas fitas bem provavelmente
estão "vencidas". Mas me surgiu uma dúvida quanto ao funcionamento do TAR, vamos supor
que ele está fazendo o backup de um arquivo X, e que devido ao espaço livre insuficiente
na fita atual ele precise continuar o backup desse mesmo arquivo na próxima fita...se
enquanto eu estou trocando de fita na unidade "alguém" apagar o arquivo X... como o TAR
irá se comportar quando ele for procurar o resto do arquivo X para continuar a backupear
na próxima e fita e descobrir que o arquivo não existe mais? Será que isso pode ser uma
provavel causa do erro?

Mensagem de erro:

Prepare volume #7 for '/dev/st0' and hit return:
tar: 'X,S=8006' is not continued on this volume
Prepare volume #7 for '/dev/st0' and hit return:

> ===> sugestão ?
> compre uma HD de 200 ou 300Gb [SATA] e coloca num PC com linux + placa 100Mb ou vai pra
> GB diretamente...
> o preço compensa... ;), o seu backup poderá ser quase online,além de uma CPU a mais
> para "trablhinos" extras ;)

realmente estamos pensando seriamente nisto!