[MASOCH-L] Spam Archives

jczucco at ucs.br jczucco at ucs.br
Thu May 12 18:16:43 BRT 2005

Olá a todos da lista.

Minha situação é a seguinte: estou realizando um trabalho de conclusão, onde
estarei analisando várias técnicas de spam para medir seu grau de acerto e
erros (falso positivos e falso negativos).

Base de e-mails spam eu tenho milhares, alguns pessoais e outros que peguei na
internet (uma base de mais de 100 mil spams), porém estou com problema para
conseguir uma base grande de e-mails que NÃO sejam spam. Já pensei em pegar
alguns históricos de diversas listas, porém os e-mails vêm sem o cabeçalho, o
que é crucial pra mim, já que vários testes utilizam o cabeçalho. A minha caixa
postal somente não é um bom teste, além de um volume baixo de mensagens, o
teste seria "viciado".

Por isso, venho pedir na lista, de quem tiver interesse em colaborar enviando
seu mailbox pra mim, para fins da análise, por favor entre em contato comigo.
Acho esse estudo muito importante para todos nós que somos administradores de
rede, e não temos nem idéia do grau de eficiência e erro que essas ferramentas
possuem, nem isoladamente nem as técnicas combinadas entre si.

Após o término desse trabalho, pretendo divulgá-lo na internet para que todos os
interessados conheçam essas técnicas, e aprendam como ajustar cada uma e
analisar qual e que trará melhores resultados para cada caso. Percebi que
existem muitas documentações nesse sentido na internet, porém são informações
que se encontram muito espalhadas. Uma outra coisa que quero fazer após a
conclusão desse trabalho é criar um wiki web com toda a informação sobre
prevenção de spam para administradores de correio.

Conto com a colaboração da lista.

Atenciosamente,

Jeronimo Zucco