[MASOCH-L] Bombardeio de SPAM de IP estranho

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed May 11 15:53:29 BRT 2005

On Wed, 11 May 2005, Fabio Jr. Beneditto [Listas] wrote:

> Olá!
>
> Fui analizar os logs do servidor de e-mail e eis que vejo algo inusitado.
> Verificando o IP diz que pertence ao Registro.BR.
>
> Procede?

não procede. verifique de novo usando whois -h whois.nic.br. Trata-se de
bloco alocado ao LACNIC, que o repassou para o registro.br, só que a
heurística do teu whois não sabe disso. As, sim, voce roda windows, não
deve ter whois... aé vai o resultado da pesquisa:

$ whois -h whois.nic.br 201.12.65.222

% Copyright registro.br
%  The data below is provided for information purposes
%  and to assist persons in obtaining information about or
%  related to domain name and IP number registrations
%  By submitting a whois query, you agree to use this data
%  only for lawful purposes.
%  2005-05-11 15:51:09 (BRT -03:00)

inetnum:     201.12.64/21
aut-num:     AS17379
abuse-c:     CIL198
owner:       NET Serviços de Comunicação S.A.
ownerid:     000.065.376/0002-65
responsible: Lauro Fernando Costa Barbosa
address:     Rua Verbo Divino, 1356,
address:     04719-002 - São Paulo - SP
phone:       (11) 5186-2044 []
owner-c:     RII19
tech-c:      RII19
created:     20041026
changed:     20041026
inetnum-up:  201.12/16

nic-hdl-br:  CIL198
person:      Intelig Telecomunicações Ltda
e-mail:      nelmarj at yahoo.com
created:     20001003
changed:     20050317

nic-hdl-br:  RII19
person:      Ricardo Ide
e-mail:      ricardoide at globocabo.com.br
created:     20011010
changed:     20011010

remarks:     Security issues should also be addressed to
remarks:     nbso at nic.br, http://www.nbso.nic.br/
remarks:     Mail abuse issues should also be addressed to
remarks:     mail-abuse at nic.br

% whois.registro.br accepts only direct match queries.
% Types of queries are: domains (.BR), BR POCs, CIDR blocks,
% IP and AS numbers.

é um babaca ligado em cable modem. pode ser um sacana que está mandando
spam ou pode ser um otário cuja máquina foi contaminada.