[MASOCH-L] Turing, captcha, etc

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu May 5 16:15:49 BRT 2005

On Thu, 5 May 2005, Marcus Grando wrote:

> Alguem que precise usar isso, tem alguma solução? Posso estar errado, mas não
> é preconceito com os cegos? Posso ser processado por isso? (Apenas algumas
> coisas que surgiram na menta humana)...
>
> [1] http://eng.registro.br/pipermail/gter/2005-March/007602.html

sim, pode ser processado pelos cegos se for um serviço público. e já há
precedentes.

estive pensando se os requisitos de "indestrutibilidade" são tão
importantes assim e pensei eu um repertório de testes bobinhos:

1. número por extenso:
escreva em algarismos "um mil, novecentos e cinqüenta e quatro"

2. conceitos disjuntos:
qual destes não tem a ver com os outros:
   pato cachorro motocicleta leão macaco

3. quebra de sentido:
qual palavra não faz sentido em "subi no morro e quebrei a amora de baixo"

4. palavra fora da língua:
qual destas palavras não existe em português:
   laranja mixirica nemascaranga goiaba banana pera melancia

é claro que todos estes testes são falíveis, o dos números por extenso
caem porque a representação por extenso é uma gramática muito simples, os
outros dependem de busca em dicionário e relações semânticas, mas se
tivermos um repertório de testes os dois passos necessários para quebrar,
um: identificar qual teste está sendo aplicado e dois: quebrá-lo podem se
mostrar até mais robustos que as porcarias das figurinhas de agora.