[MASOCH-L] O que ocorre ?

Antonio Carlos Pina apina at infolink.com.br
Wed Mar 23 10:17:56 BRT 2005

Victor,

Acho que o pessoal ficou com preguiça (eu fiquei) ;-)

> Alguém poderia me dar uma visão maior sobre o
> MAPS RBL (Mail Abuse Prevention System Realtime Blackhole List) ??
> Pelo que eu ouvi dizer é uma lista online de dominios bloqueados para
relay,
> que é verificada em tempo real na tentativa de utilizar o servidor para
envio ?
> Esta correto ?

Não, não está. A MAPS é apenas uma das RBLs que existem (existem dezenas).
Ela contém em si uma anotação de um endereço IP de um Spammer. Quando este
Spammer envia um e-mail para você, seu servidor que consulta a MAPS bloqueia
a chegada do e-mail. Não há relação com domínio e com relay, se os
servidores do UOL ficassem presos na MAPS, você não receberia e-mail de
nenhum usuário lá. O bloqueio é em nível de endereço IP (servidor).

Veja em: http://coredump.osimortais.com.br/spam-smtp/ (procure por RBL)

> Se sim, qual seria a vantagem de utilizar isso em um servidor com
autenticação
> de saída (SMTP Auth) ? No meu caso o QMail + SMTP-Auth !

A vantagem é exclusivamente para entrada. Não tem relação com saída.

> Ouvi dizer também que gera um lag violento na checagem / envio do email ?
> A informação confere ?

Não. Há um atraso sim, da consulta, mas não é um "lag violento".

Espero que ajude.

Grato,
Pina