[MASOCH-L] qmal spam

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Mar 16 14:23:28 BRT 2005

On Wed, 16 Mar 2005, João Carlos Mendes Luís wrote:

> OPA!!!
>
> postfix em bastion host pode fazer analise de RCPT TO sim....
>
> Dá para configurar ele com uma base de dados com o nome dos usuarios
> internos, e manter essa base atualizada.  Se for importante, o trabalho extra
> pode valer a pena.

no meu entender vale a pena sim. todo MTA do tipo queue-and-forward como é
o caso do postfix em modo bastion-host, o sendmail operando como
nullmailclente, o qmail sobre /var/qmail/smtproutes, etc., pode, e no meu
entender deve, fazer verificação de destinatário. Uma coisa que ajuda
muito nisso é o LDAP. cadatrar os usuários no LDAP tem dois pontos
interessantes:

1. o bastião ou servidor auxiliar pode consultar a base via protocolo LDAP
e decidir rapidinho se um RCPT TO presta ou não;
2. a busca no LDAP é indexada, deve ser o(log(n)) e não o(n) como num
/etc/passwd convencional, o que o torna atraente para bases grandes de
usuários.