RES: [MASOCH-L] qmal spam

Lucio de Aquino Marinho aquino at ECOSISTEMAS.COM.BR
Wed Mar 16 12:55:18 BRT 2005

Exatamente este tipo de problema que eu estou tendo , validação de
destinatario ,  pesquisar a respeito . Ontem eu dei um ngrep port 25 e vi
exatamente isso fulano at dominio , fulano1 fulano 2 e por ai vai .

 Obrigado a todos

Atenciosamente
Lucio de Aquino Marinho

-----Mensagem original-----
De: Lao DanTong [mailto:danton at inexo.com.br]
Para: Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help
Assunto: Re: [MASOCH-L] qmal spam

On Wed, 16 Mar 2005, Lucio de Aquino Marinho wrote:

>  Utilizo em um cliente um qmail nos moldes do www.qmailrocks.com  o
> servidor funciona bem , utilizo spamassassin, f-prot e clamscam . O
servidor
> filtra bem , mas de uns tempos para ca a fila tem ficado muito grande ,
> dificultando o servidor de receber e enviar as mensagens .

uma coisa que faz a fila ficar muito grande é o spam aleatório, em que o
sacana manda mensagens para qualquer-porcaria at teu.dominio, com a esperança
de que algumas atinjam caixas postais válidas.

o qmail é particularmente vulnerável a isso porque ele não faz a validação
dos destinatários resultando num '550 User unknown (#5.1.1)'. Existem
patches para o qmail fazer isso. há argumentos contra e a favor de fazer
validação de destinatário, eu já tive um problema parecido com o que você
descreveu, passei a validar os destinatários e o problema sumiu.

verifique se você mesmo não está gerando uma quantidade enorme de bounces
para outros lugares, frios, de modo geral.