[MASOCH-L] Alguma redundancia em MX e DNS

Rodrigo Trevisaneli rodrigo.trevisaneli at gmail.com
Fri Jun 24 01:04:19 BRT 2005

Ola,

Estou querendo obter alguma redundancia aqui para meu
mx e dns. Hoje tenho um RedHat rodando BIND+Qmail.

Contratamos um novo link de outra operadora e ele vai ser
conectado a um Fedora core 3, onde a ideia eh instalar
tambem BIND+Qmail, mas sendo o BIND slave do servidor
RedHat e o Qmail em um esquema de store-and-forward,
apenas guardando tudo ate o servidor principal voltar ao
normal em caso de falha. Entao pensei em:

- Habilitar no meu BIND master a transferencia de zona
para o IP do novo servidor, ja configurado como slave
- Mudar no Registro meu NS Slave para o IP do link novo,
conectado ao BIND slave.
- Criar mais um registro MX no DNS com numero de prioridade
maior, apontando para o Qmail secundario.

Duvidas:
1- Esqueci algo?
2- Alguem tem algum link para o caminho das pedras para
configurar o Qmail como MX secundario?
3- Isso realmente me ajudara a continuar recebendo os emails da
empresa caso o servidor ou o link principal caia?

Obrigado!
Rodrigo