[MASOCH-L] Oracle e Samba sobre VPN

Rodrigo Trevisaneli rodrigo.trevisaneli at gmail.com
Fri Jun 24 00:49:34 BRT 2005

Ola,

Estou querendo aplicar VPN aqui, mas estou em duvida se
entendi direito como iria funcionar....

Aqui na matriz tenho um link IP Fixo ligado a um Linux/Squid/NAT para
a rede interna na faixa 192.168.1.0.

Tenho tambem um BD Oracle sobre Linux nessa rede interna, e
logo terei um Samba/Linux tambem nessa rede. Todos com IPs
na faixa 192.168.1.0.

Na filial, tenho Windows+ADSL IP fixo.

O que penso fazer:
Na matriz, Freeswan na maquina onde esta ligado o link externo
(meu proxy).
Na filial, criar uma conexao VPN no Windows apontando
para meu IP 200.x.x.x da matriz.

O que eu preciso que a maquina Windows da filial possa fazer:
- Um cliente Oracle instalado nela possa se conectar ao BD
Oracle na matriz (192.168.1.20)
- Ela possa copiar/abrir arquivos no Samba da matriz
(192.168.1.21)

Duvidas:
1) Isso funciona? Se funcionar, fica lento?

2) Como ficam os IPs? No micro "cliente" (filial) eu terei um
IP na mesma faixa 192.168.1.0 da matriz, quando a VPN
estiver estabelecida? Da filial, eu conseguirei pingar um IP
interno qualquer da matriz? Falei bobagem?

Obrigado!
Rodrigo