[MASOCH-L] Servidor com mais de 4GB de RAM

Rafael Marcelino Koike r.koike at terra.com.br
Wed Jun 22 02:09:18 BRT 2005

Sua pergunta faz sentido mas a resposta pode ser bem longa para que voce
compreenda a razao pelo qual alguns dizem que sim e outros que nao.

De maneira simples, os programas nunca acessam o endereçamento real da
memória, mas sim uma memória Virtual.

Cada processo ou programa no sistema operacional quando é iniciado, recebe
uma memória ficticia de 4GB.
É como se sempre que o programa inicia-se, independente se a maquina tem 1MB
de RAM ou 1GB de RAM, ela sempre pude-se endereçar 4GB.
Pelo menos os processos podem fazer isso.
Imagine que uma memória vai do numero 0 a 4096
Dentro de cada numero voce pode armazenar 0 ou 1
Cada programa recebe sua memória de 0 a 4096
Ai voce vai pensar que isso vai gerar um conflito.

Mas na verdade o primeiro programa tem de 0 a 4096 na memória fisica.
O segundo programa tem de 4097 a 8193
E assim por diante.

Ai voce vai se perguntar, mas se minha memória vai de 0 a 8193, eu nunca vou
poder ter mais de dois programas rodando ao mesmo tempo.

Errado.

O sistema operacial, apenas faz o mapeamento da memória virtual para a
memória real, de regioes onde voce armazeou dados.
Entao na maioria da vezes, voce fornece de 0 a 4096, mas o programa usa de 0
a 10 ou de 0 a 25, e o SO só mapeia esses endereços na memória fisica.

No caso da maioria dos programas, praticamente todos eles, se dividem em
varios programas para executar suas tarefas, entao voce tem 4GB exclusivos
para cada processo.
E no caso do Oracle é a mesma coisa.
Pode ter certeza que voce praticamente nunca vai ver um processo seu usando
4GB de RAM.
E se isso acontecer, esse processo deu PAU! e nao está liberando memória.
Entao voce deve estar se perguntando:
Entao o maximo de memória que TODOS os meus programas podem alocar sao os
10GB de RAM que a minha maquina vai ter?

SIM, essa memória mais o tamanho da sua partição de troca SWAP, que muitas
vezes tem o dobro de memória RAM, mas com 10GB de ram, nao sei se segue a
mesma filosofia.

Entao se voce tiver processos que consomen 10GB de RAM mais toda a sua SWAP.
Com certeza voce vai ver varios erros no sistema operacional de MALLOC
(memory allocation) error.

A coisa é muito mais complexa do que isso, envolve muito mais e acho que
está fora do escopo.
Mas para resumir na resposta.

SIM, cada processo no linux mapeia sempre 4GB de memória e SIM voce vai usar
todo os seus 10GB de RAM usando um linux compilado com suporte a 64GB de RAM
e SIM o Oracle 10 vai usar os 10GB de RAM porque COM CERTEZA ele vai iniciar
varios processos e cada um deles vai usar sua parte da memória.

[ ]'s
Rafael M. Koike