[MASOCH-L] Problemas com RAID-1

Sandro Enomoto senomoto at estadao.com.br
Wed Jun 22 01:09:23 BRT 2005

At 12:45 PM 6/21/2005 -0300, Lao DanTong wrote:

>nunca, jamais, tire um HD IDE com o sistema ligado! consulte o raid-howto.

         Eu acho que ele comprou aquelas gavetas para IDE achando que
poderia ser usada como hot-swap.
         Até daria para fazer nessa ordem: retirar as partições em Raid e
dar umont nas particoes desse HD a ser removido, depois usar o hdparm para
forcar a ele entrar em sleep mode, desligar a energia e tentar arranca-lo
da baia, masssss isso pode provocar um desastre em alguns casos, se outro
dispositivo estiver ligado ao mesmo barramento, pode esquecer que a
castrofe sera certeira.
         Se quiser suporte para hotswap com IDE ou SATA, compre uma
controladora da 3Ware ou da Adaptec especifica para isso, no caso elas
fazem Raid por Hardware e tem suporte para hotswap.
         Pena que o Linux ainda não suporta hotplug no SATA.

[]s
[Sandro]