[MASOCH-L] Problema com Switch e Placas de Rede 3COM

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Aug 22 11:29:33 BRT 2005

Marcelo Coelho wrote:

>Obrigado pela resposta. O switch não tem suporta a VLAN. Ao utilizar 2
>redes no mesmo Switch, estou sujeito a algum problema na rede ou o
>problema é apenas queda na performance?

Pode dar problemas, como:
1- Voce tem elementos rodando OSPF ou RIP anunciando neste segmento ?
a- Se sim, os routers provavelmente vai ficar gerando mensagens de erro,
o router OSPF vai ver hellos, mas nao vai conseguir fechar adjacencia, o
router RIP pode reclamar de anuncios e uma rede incorreta

2- Voce tem elementos que podem tentar fazer forwarding de pacotes de
broadcast ?
a- se sim, voce pode ter uma broadcast storm de nivel 3 (nao e' um loop
em nivel2), e' facil de identificar com um Sniffer, vendo pacotes com o
mesmo IP, com TTL sendo decrementado por 'x' em cada repeticao

Novamente, nao e' boa pratica, mas funciona geralmente sem grandes galhos.