Re: [MASOCH-L] Antispam ASK - Validando remetentes por confirmação de mensagem (tira-teima)

Marcos Dutra macdutra at gmail.com
Wed Aug 10 14:59:20 BRT 2005

Olá Pessoal,

Eu como administrador e todos que responderam em sua grande maioria em
não implementar esse tipo de sistema aos servidores de e-mail é pq nós
como usuário não precisamos de uma coisa como essa para bloquearmos
spam, mas tem muita gente e inclusive gerentes de TI que acham que
isso é uma maravilha e em seguida os usuários que acham isso uma
novidade e uma maneira legal de se bloquear spam.
Eu nunca usaria um coisa dessa como usuário, mas eu já instalei o ASK
em servidores de e-mail sim e os usuário acharam uma maravilha, é
questão de gosto e que nem política, cada um acha o que é melhor p/ si
mesmo.

Respondendo ao Silvio, tecnicamente para usuários que não sabem se
proteger pode ser uma boa idéia de se implementar pois eles não gostam
muito do esquema da classificação de mensagens como o bogofilter faz
por exemplo.
É muito comodo para o usuário um sistema que faz o blacklist e
whitelist sem que ele tenha que classificar algo manualmente.

E nós que participamos de listas e sabemos que isso pode dar dores de
cabeças, basta fazer um filtro no seu cliente de e-mail que vc não
verá essas mensagens.

Abraços

Marcos