[MASOCH-L] Re: masoch-l Servidor de Backup

Leonardo Koppes ln_koppes at yahoo.com.br
Fri Apr 22 22:50:48 BRT 2005

Estou com o Lao. Só acrescento que seria interessante pensar no EXT3 como FS, ou qq outro que permita journaling. SCSI é rápido e seguro mas cuidado com controladoras fajutas: Use Mylex, principalmente se for usar Raid 5, invista em discos rápidos (10Krpm) e não inventa de economizar no cabo. Nunca setar um disco como terminador SCSI. Use sempre um terminador separado.
Tenho certeza que vc vai ter boas noites de sono.

Leonardo Koppes

Galera,

Vou ter um "Servidor de Backup", é algo sem muito acesso somente nas
horas de aperto, nem por rede é feito a transferência dos arquivos mas
sim por HD EXTERNO USB.
Agora eu pergunto, qual a configuração de um servidor nessas caracteristicas?
To pensando em fazer 4x400GB em RAID 1, mas agora... processador,
placa mãe, quantidade de memória e etc... não tenho nem noção,
exatamente por ele ficar ocioso muito tempo.
Outra, qual o melhor sistemas de arquivos?? Estou pensando no OS
baseado naquele que vai gerir melhor esta quantidade de arquivos,
nomes, e a segurança do seu FS??

[]s

Jean

------------------------------

Message: 4
On Wed, 20 Apr 2005, Jean Marcel Vosch wrote:

> Galera,
>
> Vou ter um "Servidor de Backup", é algo sem muito acesso somente nas
> horas de aperto, nem por rede é feito a transferência dos arquivos mas
> sim por HD EXTERNO USB.

é uma boa. bom, bonito e barato e até que tem boa performance. no Linux
são tratados como se fossem discos SCSI.

> [...]
> placa mãe, quantidade de memória e etc... não tenho nem noção,
> exatamente por ele ficar ocioso muito tempo.

4x400 em raid 1? me parece desperdício de disco. raid 5 (3+1)x400 parece
ser uma combinação mais equilibrada de espaço x redundância.

> Outra, qual o melhor sistemas de arquivos?? Estou pensando no OS
> baseado naquele que vai gerir melhor esta quantidade de arquivos,
> nomes, e a segurança do seu FS??

para backup eu gosto do velho ext2 do Linux, simplesmente pelo fato de que
é possível fazer undelete. o sistema de backup tem uma característica
interessante, é um dos poucos casos em que se escreve mais do que se lê.