[MASOCH-L] FreeBSD - redundancia - mesmo IP em 2 placas de rede

Anderson Nadal security at onda.com.br
Wed Apr 13 15:47:03 BRT 2005

Ola Marcelo.

No OpenBSD  tem uma implementacao muito boa, o CARP.
Vc pode usar para fazer varias coisas com ele.
Segue um exemplo:

http://www.countersiege.com/doc/pfsync-carp/

No FreeBSD 5.4 (proxima versao, que deve sair dia 19/04) vc tem carp
nativo, sem precisar fazer scripts e coisas do genero.
A unica diferenca entre o carp do OpenBSD e do FreeBSD eh a
possibilidade de subir no OpenBSD como Multicast (pelo menos os
patchs  que usei no Free nao tinham essa opcao, nao sei na versao 5.4
final) e utilizar a interface carp
para algum protocolo de roteamento (ospf no meu caso :) ) se isso nao
te afeta o carp eh uma otima solucao.

[]'s
Nadal

Marcelo Coelho wrote:

> Olá!
>
> Tenho uma máquina com FreeBSD 5.3 e duas placas de rede, ligadas à
> um switch já configurado com o recurso de alta disponibilidade.
> Preciso que esta segunda placa de rede (SLAVE) assuma o controle da
> rede (com o mesmo IP) caso algum problema ocorra com a placa
> principal (MASTER). Eu pesquisei no Google, encontrei alguns
> scripts que ficam pingando no gateway e trocam de interface caso
> detectem algum problema. Mas tenho dúvidas se esta é uma solução ou
> apenas uma "gambiarra que funciona".
>
> Alguém no grupo já fez este tipo de configuração?

> [...]

- --
|        Anderson Nadal <nadal at ondacorp.com.br>         |
|        RHCE - Red Hat Certified Engineer              |
|                Coordenador Tecnico                    |
| Onda Provedor de Serviços S/A http://www.onda.com.br  |
|          Registered Linux User: 56841                 |
|     PGP KEY: www.keyserver.net KEY ID 6ABB668D        |
| "There are 10 types of people in the world: Those who |
|    understand binary, and those who don't"            |