[GTER] Spamhaus blacklist
Fernando Frediani
fhfrediani at gmail.com
Wed Sep 10 12:43:34 -03 2025
Olá Rejaine
É exatamente isso da maneira que você descreveu. Por ser um IP novo,
mesmo o servidor se mantendo o mesmo e mesmas configurações vai levar
algo tempo mínimo para estabilizar.
Por isso é sempre muito chato mudar IP de servidor SMTP. Alias pra
empresas não são especializadas na área de e-mail o melhor
custo/benefício é sempre contratar um SMTP Relay e não ter que gastar
tempo de lidar com não apenas o servidor mas esses tipos de problemas.
Fernando
On 9/10/2025 12:16 PM, Rejaine Da Silveira Monteiro via gter wrote:
> Olá pessoal, tudo bem?
>
> Tínhamos um serviço de smtp usado para envio de emails transacionais usado
> por muitos anos com excelente reputação, etc..
>
> Recentemente fizemos a troca de operadora e mudamos o IP de saida do
> servidor..
>
> Essa troca foi gradual, com o antigo e o novo sendo usados
> simultaneamente... Porém após a migração em definitivo o novo IP está
> parado constantemente na blacklist da SpamHaus ZEN.
>
> Já solicitamos o delist, já chegamos todas as regras (ptr está configurado
> para o novo ip e com dkim, spf e dmarc configurados, etc..)
>
> O servidor em si não mudou nada (apenas IP de saída está apontando para
> novo hostname/ip)
>
> Imagino que seja por ser um IP novo com reputação ainda em avaliação e com
> o volume de signficativo de envios após a migração em definitivo...
>
> Mas tem algo que possa ser feito?
> Desde já agradeço
>
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