[GTER] Softrouter para PPPoE e IPoE

Lucas Barichello lucas.barichello at lbsolutions.tech
Thu Jul 18 12:46:17 -03 2024

Boa tarde,

Atualmente utilizo duas máquinas HPE Geração 8, ambas virtualizadas, pois meu ambiente ainda é de pequeno porte.

Porém estou percebendo que o processamento das máquinas está bem elevado, levando em consideração a banda que está trafegando.

Meu escopo atual:

DL380p Gen8 - 2x Xeon E5-2658V2 (20C/40T) 2.5Ghz - 64Gb RAM DDR3 - Intel X520-DA2 (passthrough)
  -> VM 24vCPU, rodando Vyos 1.3.3 LTS (Concentrador PPPoE e IPoE)
    -> está com baixo processamento, porém meus clientes não conseguem passar muita banda, no sentido de Downstream (Download) não consigo entregar mais de 300Mbs

DL360p Gen8 - 2x Xeon E5-2687W (16C sem HT) 3.1Ghz -32Gb RAM DDR3 - Intel X520-DA2 (passthrough)
  -> VM 10 vCPU, rodando VyOS 1.3.3 LTS (Borda IPv4 com loadbalance entre dois links sem ASN)
    -> Essa borda faz o NAT da rede, ainda não é CGNAT, porém o processamento passando 1.5Gbs bate a casa dos 50%

Será que existe uma solução Open Source, que talvez utilize DPDK ou Netmap, para melhorar o processamento de pacotes?