[GTER] Indisponibilidade periódica de Equinix RJ2 no IX.br-RJ dede SET/2023
T. Ayub
listas at ayub.net.br
Mon Jan 8 09:48:31 -03 2024
Olá, IX.br e comunidade
Acabamos de notar que o PIX da Equinix RJ2 retornou ao ar depois de ficar
72h offline. Longe de ser um caso isolado, indisponibilidades superiores a
24h tem acontecido quase que semanalmente nos últimos meses, como se pode
constatar nos gráficos semanais semanais (weekly), mensais (monthly) e
anuais yearly em https://ix.br/trafego/pix/rj/equinix-rj2/bps (e no
screenshot em https://imgur.com/a/2DzYrkJ). O gráfico anual ao final da
página demonstra que a onda de incidentes começou em setembro/2023 e o
tempo médio entre cada incidente foi reduzindo progressivamente até se
tornar semanal enquanto vos escrevo.
Trata-se de um dos maiores (se não o maior) data center do estado. Este PIX
individualmente agrega mais tráfego ao IX.br-RJ com o montante de 1,1 Tbps
do que a maioria (23 deles) dos PIXes de São Paulo individualmente, a
saber: SAM-CCR (300 Gbps), USP (3 Gbps), Claro (200 Gbps), ASAP (15 Gbps),
Algar (300 Gbps), BR-Digital (600 Gbps), Americanet (15 Gbps), G8 (100
Gbps), Matrix (400 Gbps), Algar-CENESP (200 Gbps), Odata (50 Gbps), Telium
(600 Gbps), Elea (8 Gbps), Equinix SP1 (800 Gbps), GVT-JD (50 Gbps), TIVIT
(300 Gbps), Scala (8 Gbps), Ascenty-VIN (100 Gbps), Vogel (80 Gbps),
Equinix SP3 (400 Gbps), Locaweb 15 Gbps), Ufinet (400 Gbps) e TIM 60 Gbps.
Quando um grande PIX como esse fica fora do ar, não só os participantes
dele perdem a oportunidade de trocar tráfego no IX como os participantes
dos demais PIXes ainda online perdem a alcançabilidade pelo internet
exchange aos participantes desse grande PIX que ficou isolado. Ou seja,
para a comunidade, a indisponibilidade afeta a todos em algum grau.
Sei que o serviço é provido a um preço simbólico e sem SLA contratual para
maioria dos participantes, mas numa indústria que persegue uptime superior
a 99%, já acumulamos nessa primeira semana de janeiro o uptime mensal de
90% (vide https://uptime.is/reverse?down=259200&wk=yyyyyyy). Precisamos
começar a nos perguntar o que precisa ser feito de diferente para que
tenhamos resultados diferentes que temos obtido desde setembro passado e
essa é a intenção desse e-mail.
Diante desse impacto recorrente, pergunto ao IX.br e a essa comunidade:
*1) *O que tem causado esses incidentes de indisponibilidade de longa
duração quase que semanalmente?
*2) *O que operadores de telecomunicações no Rio de Janeiro poderiam fazer
para ajudar o IX.br-RJ a não sofrerem esse tipo de incidente com tanta
frequência no PIX Equinix RJ2?
*3)* Ainda é seguro ser um participante do IX.br-RJ através do PIX
Equinix-RJ2?
Agradeço antecipadamente pela resposta do time do IX.br e da comunidade,
Ayub
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