[GTER] MTA X DNS Reservo

Alexandre | Hpro.net.br admin at hpro.net.br
Wed Jan 25 12:14:47 -03 2023

"Depois pedi para as operadoras que divulgam o AS, criar uma zona de DNS
reverso mas quando eles somente para a subnet deles, para o subnet da AS
não fazem."

Isso me chamou a atenção na sua mensagem... O seu upstream não possui
nenhuma relação com o reverso do DNS dos seus IPs. É por isso que eles não
fazem essa configuração.

Por isso, desculpe as perguntas "bobas", mas:

1- Antes de fazer qualquer verificação no funcionamento do MTA, você testou
o reverso do IP do seu MTA fora da sua rede? Ele retorna o resultado
esperado?

Se não testou, coloca o IP aqui e veja se aparece o reverso que você
configurou:
https://mxtoolbox.com/ReverseLookup.aspx

Se não aparecer, o erro está na configuração da zona reversa e/ou delegação
do bloco de IP com o novo servidor de DNS no Registro.br.

2- E você testou se o endereço reverso aponta para o IP do MTA fora da sua
rede?

Se não testou, coloca o nome do reverso aqui e veja se aponta para o IP do
seu MTA:
https://mxtoolbox.com/t/test/networktoolsdevt?command=ping

Se não aponta, tens que configurá-lo para apontar.

Alexandre