[GTER] Unbound - bloqueios judiciais de diretórios de domínios

Alexandre Aleixo alexandre at aleixo.adv.br
Fri Jan 6 17:12:03 -03 2023

1- Via de regra, qualquer intimação judicial só é válida com a confirmação
de recebimento do destinatário. Logo, esse email da Anatel precisa estar
vinculado a algum "mecanismo" que comprove o recebimento e a ciência
inequívoca do destinatário para que se inicie o prazo de cumprimento da
determinação, especialmente para que possa ser aplicada alguma sanção por
eventual descumprimento.

2- É possível que o provedor responda ao ofício, tanto à Anatel como também
diretamente à autoridade judiciária que proferiu a decisão, indicando a
limitação técnica relativa ao cumprimento de bloqueio a uma URL e
questionando se o bloqueio deve/pode ser realizado de outra forma, como por
exemplo, à todo o domínio.

3- Nessa mesma resposta, eu sugiro indicar que a forma mais efetiva seria
oficiar o provedor de hospedagem, consultando o endereço de DNS para onde o
referido domínio aponta (nesse caso do patreon.com, seria o Cloudflare, que
não é exatamente provedor de hospedagem, mas tem a capacidade técnica de
limitar a URL de forma mais específica).

4- Ao realizar a resposta indicada nos itens 2 e/ou 3, deve-se ter em mente
o item 1, eis que qualquer resposta ao teor do referido e-mail pode gerar o
efeito de ciência inequívoca da intimação.

Abraço.

Atte.,
Alexandre Aleixo
Advogado