[GTER] Opiniões sobre o RouterOS v7

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed May 18 16:59:46 -03 2022

Aooba Luiz!

Muitos já sabem que não morro de amores pela Mikrotik.
MAAAAS, eu tive que aprender a conviver com ele.

O que posso falar muito superficialmente sobre o teu cenário é:
1 - Não recomendo ir para a v7 ainda para esse teu cenário.
(Depois enviarei um outro e-mail compartilhando minha visão sobre isso.)

2 - Com uma boa dose trakitanagem na escolha de rotas(sem full-routing),
Fast Path ativado, e poucas rotas no IGP, essa 1009 dá e sobra pra esses 2
Gbps.

Vou tentar detalhar de trás pra frente:
- Evite muitas rotas de IGP (OSPF) no teu border. O Mínimo possível!
Prum cenário com 2Gbps de banda passante, se tiver mais de 30 rotas OSPF é
provável que tenha que rever esse plano de numeração e sumarização.
- Fast-Path Ativado!
Esse aqui é polêmico hein... Estilo o vídeo dos "mamilos". Principalmente
numa 1009.
Mas se você conseguir cumprir TODOS os requisitos[1] do Fast Path, ele vai
fazer com que os pacotes não tenham que passar pela CPU para serem
encaminhados. Ou seja, entra por uma NIC e sai pela outra.
Só esse tópico já renderia uma imensa novela, mas pensando que grosso do
teu Download estaria vindo pelas Interfaces de 1Gbps e indo pra de 10Gbps,
você não sofreria com assimetria de velocidades e buffer.
- Escolha de rotas MAROTA
Quanto mais rotas na RIB/FIB mais a CCR sofre, então tem que fazer uns
malabarismos para tirar rotas da RIB/FIB. Como?
Vai ter dois Links de trânsito? Aceita a Default dos dois, e escolhe as
melhores rotas de cada um e rejeita todo o resto.
Se os seus provedores de trânsito forem empresa TOP, vão te dar communities
para você fazer um match na community e escolher o que presta.
Se for provedor de trânsito feito a facão, faz um REGEX de AS-PATH e é o
melhor que vai conseguir.

[1] https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Fast_Path#IPv4_handler

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação