[GTER] Pesquisa: Percepções sobre uso de SDN no Brasil

Thairone Simoes Loureiro thairone.loureiro at ufba.br
Wed Mar 9 21:28:20 -03 2022




Prezados, venho através desta solicitar a participação, por meio de aplicação de formulários online, na pesquisa "SOFTWARE DEFINED NETWORKING (SDN) - PERCEPÇÕES SOBRE USO DE SDN NO BRASIL”. Este estudo, envolvendo tanto estudantes quanto profissionais no mercado de trabalho, será realizado com vistas à obtenção de dados para o trabalho de dissertação de mestrado de Thairone Simões Loureiro, alunos do PGCOMP-Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). 




O contexto principal da pesquisa é obter um diagnóstico sobre a situação atual da tecnologia SDN (Software defined networking) no mercado brasileiro, principalmente sobre aspectos que hoje são considerados impedimentos à sua plena utilização. Como exemplos destes questionamentos, pretendo observar a percepção da sua aplicabilidade em meio a implantação do 5G no Brasil e características do perfil profissional dos seus operadores. 




A descrição do estudo encontra-se no Termo de Consentimento que pode ser encontrado logo na abertura do link ( https://forms.gle/QcqsmaAwtbEze2yq9 ) que dá acesso aos questionários a serem preenchidos. 


Thairone Simões Loureiro 
Mestrando em Ciência da Computação 
PGCOMP-Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação 
ION Lab - Inteligent Optical Network Lab 
UFBA - Universidade Federal da Bahia 
thairone.loureiro at ufba.br 
(71) 98181-6729 





More information about the gter mailing list