[GTER] Sugestão Roteador

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Jun 9 09:00:27 -03 2022

Mais uma coisa que me perguntaram num mensageiro instantâneo e achei
interessante compartilhar:

(adaptei a pergunta)
"Porque você diz que para um ISP provavelmente não vale a pena usar um
Firewall como Border?"

Resposta rápida? DINHEIRO!
- Um Roteador que consegue encaminhar uns 400Gbps hoje deve custar uns
R$50-80 mil reais.
- Um Firewall com funcionalidade medianas(sem falar de deep inspection e
NGFW) que consiga encaminhar uns 40Gbps vai custar também uns
R$50-80mil reais.

Ou seja... Numa fala muito grosseira, dá pra dizer que a diferença de
firewall e roteador é de quase umas 10 vezes no custo por tráfego
encaminhado.
(Tô falando aqui de coisa normal, sem gambiarra hein!)

A função principal de um ISP não é Firewallzar nada, e apenas encaminhar
pacotes
Um ISP é só um carteiro que entrega cartas(leia-se pacotes IP).

Acaba existindo alguns tipos de filtragens para se manter a sanidade da
comunicação Internet.
Um exemplo é o bloqueio da porta 25, ou por exemplo o anti-spoofing...
Mas esse e outros são bloqueios "secos", que quase que certamente não
dependem de olhar para uma tabela de conexão ativa(a tal da contrack).

Existem tráfegos de ISPs que tem sim que passar por analise de conexão
statefull.
- O exemplo mais clássico é o CGNAT, que não existe sem Contrack.
- Mas também tem a parte de Firewall de Servidores e similares.

O lance é que no geral, um ISP com uns 100Gbps, em condições normais de
temperatura e pressão(e desconsiderando gambiarras) deveria ter uns
10-20Gbps de tráfego que passe por filtragem statefull.
Acho que aí já deu pra fazer as contas que quanto isso custaria né?

>>> www.grupocurimbaba.com.br<