[GTER] Problema OLT Fiberhome

Bernardo Coelho gter at tdnet.com.br
Tue Feb 8 18:22:56 -03 2022


Olá Savio,

Vc o Lucas e o Wagner levantaram alguns pontos que me fizeram perceber 
que poderia ter passado mais informaçõoes sobre nossa configuração aqui 
e como o problema se manifesta, então vou tentar complementar.

Esta é uma OLT com 16 placas PON e apenas 3.000 clientes, com pico de 
tráfego de até 8 Gbps escoados para dois concentradores por portas 
uplink de 10Gbps.

Nos concentradore e durante o problema já rodamos diagnosticos com 
tcpdump e tshark para identificar ataques DDoS, broadcast e arp storm e 
trafego malicioso e não detectamos nada, então parece que o problema 
está confinado à OLT.

O gráfico de CPU da HSWA nãp indica sobrecarga e o problema inclusive se 
manifesta de madrugada com tráfego e carga na CPU baixos.
Estão ativos:
Isolamento de clientes
Proteção DDoS
IGMP está destivado neste momento
Proxy ARP esta desativado neste momento

Desconfio que alguma falha na configuração deste equipamento está 
fazendo com que algum tráfego específico seja danoso ao desempenho do 
sistema, mas como as configurações desta OLT são muitas e a documentação 
é pobre, fica difícil.


Em 08/02/2022 16:57, Savio Marques escreveu:
>
> Olá. Interessante verificar alguns pontos:
>
> Capacidade de cada equipamento, pois você pode estar estourando a 
> velocidade de barramento.
>
> Realizar upgrade para RP1200 ( Esta compatível com ONU de outros Vendors )
>
> Média , min e máx dos sinais dos clienes.
>
> Att...
>
> *De: *gter <gter-bounces at eng.registro.br> em nome de Bernardo Coelho 
> via gter <gter at eng.registro.br>
> *Data: *terça-feira, 8 de fevereiro de 2022 15:46
> *Para: *Lista GTER <gter at eng.registro.br>
> *Assunto: *[GTER] Problema OLT Fiberhome
>
> Boa tarde,
>
> Temos algumas OLT´s Fiberhome operando já a alguns anos sem maiores
> problemas até agora.
>
> Porém, recentemente uma delas, com cerca de 3.000 clientes tem
> apresentado um problema intermitente quando, em alguns dias, por uma
> hora ou mais os clientes aleatóriamente tem intermitencia no serviço.
>
> Passam 20 ou 30 pings para o(s) cliente(s), perde-se 3 a 10 pings e
> recomeça o ciclo.
>
> Depois de uma hora ou mais o problema misteriosamente some.
>
> Usamos o firmware RP0700 e fazemos a gerência com o ANM2000 pois nossas
> ONUs são da Cianet, então o suporte da Fiberhome Brasil, apesar de
> atencioso, não funciona no nosso caso, pois eles não suportam mais esta
> configuração.
>
> Já esgotamos nossos diagnósticos e agora estamos em busca de um
> profissional com reconhecida competencia neste equipamento para tentar
> uma solução.
>
> Alguem poderia indicar uma pessoa/empresa com este perfil?
>
> Desde já obrigado!
> --
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter 
> <https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter>
>



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