[GTER] Riot Games solicitando desativação do IPv6 para usuários

Alfredo Dal´Ava Júnior alfredo.dalava at gmail.com
Thu Apr 7 19:30:15 -03 2022

Vinicius,

Que estranho, se a Riot não anuncia IPv6, realmente é muito estranho
sugerirem desativar IPv6. Mesmo o vídeo sendo de 2016 fiquei surpreso com a
quantidade de comentários recentes reportando/confirmando que o problema
foi resolvido, será efeito psicológico?

Mas em termos gerais, entendo que a instabilidade do IPv6 relatada em
diversos locais seja culpa do ISP, CPE, etc, não do protocolo. Mas resolver
isso quase nunca está ao alcance do usuário. Eu mesmo que divulguei,
promovi e ajudei a desmistificar o IPv6 em todos os locais que passei desde
que fui aluno da 1a turma do curso de IPV6 do NIC.br (muuuitos anos atrás),
passei por situações em que fui obrigado a desligar e a sugerir desligar o
IPv6 devido à falta de solução por parte do ISP (alta latência e perda de
pacotes). Foi angustiante depois de mais de uma década trabalhando com
redes/provedores, estar na pele de mero usuário e não conseguir escalar o
problema para quem pode resolvê-lo. Em casa mesmo fiquei cerca de 2 anos
com IPv6 desligado contra minha vontade (perda de pacotes e grande variação
de latência).

[]'s!
Alfredo