[GTER] IPv6 MTU

t silva tsilvat109 at gmail.com
Mon Mar 8 16:34:51 -03 2021

Olá senhores,
Conheço um pouco sobre a lista GTER e sei que aqui há bons conselhos e
ajuda.

Estou implantando IPv6 em certo ISP.

Montei um LAB simples para testar:

ROUTER BGP CISCO => Router Mikrotik fazendo NAT/PPPoE => Router Mikrotik
Cliente -> PC

1) Configs:
- PPPoE 1492 MTU/MRU tanto no server quanto no cliente;
- Não há Firewall v4 e v6 em nenhum ponto dessa rede;
- O restante das interfaces com comunicação livre para MTU 1500, sem vlan,
MPLS, etc..;

2) Problema:
- Alguns sites não abrem IPv6, já notei que é algo relacionado a MTU;
- Usando roteador cliente intelbras eu consigo acessar tudo;
- Usando roteador cliente Multilaser eu só consigo acessar após incluir no
RADVD a informação de MTU 1492;
- Usando roteador cliente Mikrotik eu só consigo acessar quando faço Mangle
Change MSS Clamp to PMTU ou se no IPv6-ND eu inclua a informação de MTU 1492

3) Questão:
- Já encontrei muito conteúdo sugerindo paliativos, como o CHANGE MSS,
inclusive em discussões aqui no GTER;
- Não me conformo em fazer ajustes no roteador de acesso do cliente, pois
cada um tem o paramento em um lugar diferente e um resete põe tudo a perder;
- Ao meu entender o ICMPv6 Type 2 deveria agir nesse momento e baixar a MTU
para se encaixar no PPPoE1492, porém, parece não ocorrer. Justamente por
isso montei um LAB com tudo limpo para minimizar os erros.

Quero muito adotar o IPv6, porém, não consigo deixar tudo redondo. Vou
ficar muito agradecido se puderem me auxiliar com dicas e ajuda.