[GTER] Utilização de filtro bogons do Team Cymru com outros peers eBGP

Luiz Gustavo Sathler Dias luizgsd at trt3.jus.br
Wed Jun 30 09:56:02 -03 2021

O problema de manter ACLs é a frequência de atualização e o tamanho. A
lista de full bogons do IPv6 fornecida pelo Team Cymru tem cerca de 122 mil
linhas.

Quanto à configuração que aponta para blackhole acredito que as rotas em si
( recebidas por BGP ) não ficariam com pesos de rotas estáticas.
A única rota estática é a  *ip route 192.0.2.1 255.255.255.255 Null0 *
No route map apenas é feito o apontamento de next-hop para o ip *192.0.2.1*.
Mas na tabela de roteamento continuaria rotas com custo de BGP (custo
administrativo 20).
Enquanto eu receber apenas a rota de um único AS ok, mas caso receba a
mesma rota de outro AS ambas teriam mesmo custos (poderiam se diferenciar
quanto ao AS-path, mas se o vazamento veio do primeiro salto teriam também
mesmo AS-Path)

Acredito que a solução de alterar o local preference seja uma possibilidade.

Vocês vêem alguma forma mais interessante para tratar filtragem de bogons ?
Gostaria de saber a estratégia adotada pelos provedores.