[GTER] Como nós podemos Acelerar o Processo de adoção do IPv6 na Internet?

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Feb 12 10:33:46 -03 2021

Bom dia Renan

Para começar a resolver o problema da falta de IPv6 em conteúdo
governamental é necessário que os Executivos Municipais, Estaduais e
Federal emitam decretos estipulando regras e prazos para que as
autarquias ou empresas de informática estatais (SERPRO, PRODESP,
PRODEMG, etc) coloquem todo conteúdo de serviços públicos disponíveis em
IPv6. Porém para fazer isso os Executivos não podem consultar
previamente essas mesmas autarquias ou empresas porque senão as mesmas
vão arrumar todo tipo de desculpa para não fazerem e continuarem
postergando. Nos EUA isso foi feito pelo Governo Federal e funcionou bem.

Já no caráter não governamental depende de cada um de nós e não apenas
para implantar IPv6 em seus provedores e ambientes corporativos. Depende
também de cada um ter a consciência de rejeitar pagar por serviços SaaS
ou produtos que não possuem suporte à IPv6.
Exemplo: Zoom não possui suporte à IPv6 mas é prático de usar então
muita gente ignora e paga mesmo assim "pra resolver e facilitar o
trabalho" sabendo que existem alternativas tão viáveis como Google Meet,
Microsoft Teams, etc. Mesmo quando apontadas essas alternativas muitos
acabam arrumando sempre alguma 'firulinha' para justificar a necessidade
de contratar aquele serviço que não possui IPv6 e mesmo em 2021 não está
nem ai em trazer suporte.

Outro serviço bastante conhecido que não possui suporte à IPv6 é o
GitHub. Já alternativas como Bitcuket e GitLab possuem.

Mais importante do que isso é quando se decidir não contratar
determinado serviço ou produto por esta razão contar para o
vendedor/empresa e deixar bem claro a motivação.

Fernando