[GTER] [Off Topic] NVR e câmeras iM3 da Intelbras X CGNAT e ZTE F670L

Alexandre Ricardo Dezembro alexandre.dezembro at gmail.com
Fri Aug 6 19:40:15 -03 2021

Prezados,

Agradeço a todos que puderem compartilhar conhecimento.

Tenho um colega com o seguinte cenário em sua empresa:

Para acesso à Internet há um link da AmericaNet entregue num modem
Multilaser ZTE F670L. O IP WAN é da rede 100.64/10 e na LAN temos um
192.168.1/24.

A configuração do modem acessível através do usuário fornecido pelo ISP é
bem simples. São exibidos apenas os menus de Rede, Aplicação e
Administração. As opções de Segurança, por exemplo, não estão disponíveis e
em Aplicação tenho apenas configurações de Port Forwarding e Port
Triggering.

O NVR modelo NVD 1304 está conectado via cabo e as 4 câmeras iM3, também da
Intelbras, se conectam à Internet via WiFi e, apesar de todos os
dispositivos estarem na mesma rede LAN 192.168.1/24, o NVR não enxerga as
câmeras.

Este cenário funcionava normalmente no link da Vivo que ainda não fora
cancelado, mas não no da AmericaNet. Não tenho detalhes do modem/router
usado pela Vivo a não ser pela rede da LAN que é 192.168.5/24.

Eu ainda não tenho conhecimento o suficiente para compreender a maneira
como o NVR se conecta às câmeras iM3. Não pude testar mais a fundo e não
sei se o NVR tenta o acesso através da LAN mesmo ou se a comunicação ocorre
através da Cloud da Intelbras. A porta configurada é a padrão: 37777.

Apesar dessa falha de acesso entre o NVR e as câmeras, conseguimos
acessá-las através do MIBO Cam, app para celulares, cujo acesso não é
local. O software IP Utility Next da Intelbras também enxerga as câmeras e
o NVR normalmente usando um laptop conectado na mesma LAN.

Abraço,

Alexandre