[GTER] CGNAT Cisco ASR - Set-Size e Step-size

Maicon R Fracasso fracassomaicon at gmail.com
Thu Apr 22 16:37:36 -03 2021

Olá Fernando,
Sobre suas 2 colocações!

1 - Nosso sistema de coleta e armazenagem é somente disponibilizado para
nosso setor jurídico (operador, diretor, advogado etc) que fazem as
análises de registros perante solicitações Judiciais etc.
Bem colocado de sua parte este quesito. Seguimos esta linha por você
descrito!

2 - Com relação ao STEP-SIZE e SET-SIZE
Se você utilizar o BPA (não utilizando o parâmetro LIMIT na conf de NAT),
terá um parâmetro máximo de 512 portas por IP privado no SET-SIZE, com isso
terá problemas de alocação de falta de portas para o IP privado
constantemente, optando em usar STEP-SIZE 1
Recomendo avaliar o perfil de acesso dos usuários para determinar até que
ponto poderá alocar portas por IP privado, no caso utilizar o máximo de
STEP-SIZE 8 (ou seja 8x 512 portas = 4096 portas por IP Privado) e não
ficar limitado ao default que é 1.
O lado bom de se utilizar este modelo é uma melhor utilização do POOL
público designado para o CGNAT

- Se não utilizar o LIMIT
SET-SIZE
  128  ports in each port set allocation
  256  ports in each port set allocation
  512  ports in each port set allocation
  64   ports in each port set allocation

STEP-SIZE
  1  port step size (default)
  2  port step size
  4  port step size
  8  port step size

- Se você optar por utilizar LIMIT:
SET-SIZE
  1024  ports in each port set allocation
  128   ports in each port set allocation
  2048  ports in each port set allocation
[...]

Neste cenário, utilizar SET-SIZE 1 é interessante, caso contrário poderá
ter problemas com falta de portas para alocação por IP público do POOL.

O modo de alocação de portas será dinâmico (no exemplo acima descrito) com
range de 512 portas, se o IP privado precisar de mais (e estando com
STEP-SIZE maior de 1) ele alocará um novo range de portas baseado na conf
de SET-SIZE.
Para usuários que usam recursos que necessitam muitas portas simultâneas, o
BPA nesse modo de configuração é espetacular

Abraços

__
Maicon Fracasso
CGR - AdylNet Telecom