[GTER] LOG's CGNAT Cisco ASR

Maicon R Fracasso fracassomaicon at gmail.com
Thu Apr 22 10:35:53 -03 2021

Bom dia!
Sim, criamos uma solução eficaz para isso, no caso escrevemos um software
de coleta para analisar os LOG's (CGNAT) exportados por FLOW dos cisco ASR.
Assim ficou bem prático para qualquer operador, direção, jurídico etc fazer
as análises perante solicitação judicial, policial ou ministério público.

O Detalhe principal se dá ao fato de o Flow do CGNAT com BPA ser exportado
usando a tecnologia NEL da cisco, quase todos os coletores que testamos não
interpretam o NEL, ficando assim impossível ler os dados.
Criamos então um coletor nosso, para resolver o problema.

Existe a possibilidade de usar o GrayLog, ele até lê NEL, mas o modo de
apresentação e pesquisa dos dados é uma parto.
A apresentação da consulta de uma porta, se dará ao range feito pelo BPA
(levando em consideração a configuração de SET-SIZE e STEP-SIZE no seu ASR)

Alguns têm utilizado "LIMIT" no lugar do BPA (nas conf de cgnat do ASR
cisco) a fim de "fazer uma espécie de cgnat DETERMINÍSTICO" (acho um
desperdício de pool e dos recursos  que o BPA fornece)

Abraços

__
Maicon Fracasso
CGR - AdylNet Telecom