[GTER] [Fork] Entrevista com IX.BR (Era Fórum IX.BR - Fale com o IX - Resumo)

Julio Sirota jsirota at nic.br
Tue Apr 20 17:47:46 -03 2021

Seguem comentários abaixo.

Em 14/04/2021 20:43, Douglas Fischer escreveu:
> [...]
> Então resolvi fazer um fork na thread. Rsrsrs.
>
> ---
> Antes de começar a falar de Features novas, seria legal um update
> sobre o que já estava em execução.
> ---
> Foi dito que se estava fazendo um esforço para padronizar todas as

> localidades do IX.BR <http://IX.BR> com as versões correntes de
> Route-Server.
> Salvo engano, a coisa era maior que "só ativar as communities"...
> Depois dessas mudanças, atualizações de políticas de filtragem seriam
> distribuídas automaticamente por todos os Route-Server.
Na semana que vem iniciaremos a implantação da nova versão
dos Route
Servers. Houve um atraso na reta final dos trabalhos pelo fato de uma
nova versão do BIRD (2.0.8) ter sido liberada recentemente, sendo ela
que será instalada. Valem as features apresentadas no último IX
Fórum
(virtual).

> Na época do IX-Fórum faltavam 2 ou 3(não me recordo) localidades.
> Como está isso hoje?
Todas as localidades estão utilizando BIRD 1.8 com suporte às
communities. São Paulo usa a versão 2.0 com a validação de origem dos
prefixos. Com a implantação da nova versão, todas as localidades terão
as mesmas funcionalidades.

> ---
> Agora Falando das novas Features nos Route-Servers
> ---
> Pelo que sei, existe uma ação que deve acontecer em breve trazendo
> essas novas funcionalidades nos Route-Servers.
> Communities de referência de perda de pacotes no Peer, Latência do
> Peer. Algumas coisas novas de engenharia de tráfego.
> Além disso que foi rapidamente mencionado, tem algo a mais para citar?
Não
> Será que vai rolar um Bird 2.0.8 em todas localidades?

Sim

> Se não me engano, uma das previsões para execução disso seria Março
> deste anos, mas sabemos que esses tempos de Pandemia atrapalharam bem
> a agenda de todo mundo.
> Já existe uma previsão para deploy dessa nova versão de configuração
> dos Route-Servers?
Conforme disse acima, primeiras duas localidades (não em todos os RSs),
na semana do dia 26/04.
> Podem compartilhar essa data prevista?
>
> ---
> Apertando um pouco sobre um pedido antigo
> ---
> E a #BlackHoleNoIX.BR Também está nesse mesmo pacote de novas
features
> dos Route-Servers?
Sim
> Isso depende tanto dos Route-Servers quanto de Fabric(ARP/MAC-Filtering).
> Essa segunda parte já está encaminhada?
Ainda faltam alguns detalhes operacionais, mas será em breve.
> Já existe alguma programação de datas para ativação desse recurso nas
> diversas localidades?
> Vai começar por onde?
Iniciaremos em Vitória e Campinas.

> ---
> Os famigerados 4 Route-Servers
> ---
> Esse é um tema que não foi discutido no IX-Fórum, mas temos visto que
> está trazendo problemas para alguns participantes.
> Alto consumo de CPU com as BGP-Messages, e de espaço em RIB com 4
> versões de uma tabela que pode ser dita GRANDE.
> Alguns participantes deliberadamente desativando sessões para
> "aliviarem" seus roteadores.
> Existe previsão para a consolidação dos Route-Servers em
apenas 2?
Sim, isto já estava programado há um bom tempo. Após finalizarmos a
implantação da nova versão, iremos desativar 2 RSs que ficaram em
standby para os outros 2.
> Já está definido quais seriam esses 2?
Ainda não jogamos os dados !!! (não temos uma definição ainda)

> [...]
>     de participante em porta CIX.
>
>     B - Existe como estabelecer um fluxo no sistema de chamado do
>     IX.BR <http://ix.br/> em que, quando um participante desative uma
>     conexão numa porta CIX(ou migre par outra) o Hoster do CIX seja
>     notificado?
>
>     C - É possivel disponibilizar no painel do IX.BR <http://ix.br/>,
>     as informações de L2(Vlans ATM e Bilaterais, MACs, etc) atuais do
>     participante?
>
>     D - É possivel disponibilizar no painel do IX.BR <http://ix.br/>,
>     para os participantes que são CIX, as informações de
L2 de todos