[GTER] Bind9 - Comportamento Secundário

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Apr 12 10:28:29 -03 2021

Esses arquivos "*.hosts" são arquivos não renderizados, formados por
Includes.

Não são esses os arquivos que são realmente usados pelo Bind pela operação
do Bind.

Toda vez que você dá um reload no Bind, antes de efetivamente iniciar, ele
faz um parsing do aruivo.
E se tiver um Include, ou uma expressão regular ou algo assim, o Bind gera
um arquivo de zona "SECO" que vai ser o verdadeiro arquivo da zona o qual
ele vai usar.

Quando você faz replicação nativa do protocolo DNS, XFR e similares, é esse
arquivo que é trocado e não os arquivos "confortáveis" antes da
renderização.

Se você quiser replicar esses arquivos, vai ter que desativar a replicação
via protocolos nativos de DNS(o que é feio e porco), e fazer algum tipo de
replicação similar a rsync dos diretórios que tem esses arquivos
"confortáveis".
Isso era o que se fazia antigamente.

O que eu acredito ser uma coisa bem mais elegante é fazer um
Hiden-Master, e os Slaves em "Replication-Only".

Nesse caso, o teu master será o único ponto de escrita de alterações das
Zonas.
NÃO USE ESSE CARA ABERTO, por isso ele é hidden.
E os teus slaves nunca deve receber alterações de zona.

Isso fica muito mais bonito quanto você tem um IPAM como base de dados de
nomes e números, e um Gerador de arquivos de Zona escrevendo para o Master,
e gerenciando eventuais reloads dele.

.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação