[GTER] Onde consultar estado ou região do Brasil do ASN

Alexandre Aleixo | Opticalhost alexandre at opticalhost.com.br
Mon Oct 19 14:10:23 -03 2020

Eu entendo que geolocalização de IP e "geolocalização de ASN" são dados
distintos.

Acredito que talvez haja alguma confusão na "separação conceitual" dos dois
grupos de dados em virtude de a maioria dos IPs não serem tão precisos
assim, sendo normalmente vinculados à cidade principal onde o ISP possui
sede/atua, mesmo que um bloco menor tenha sido tecnicamente designado pelo
ISP à uma cidade secundária.

Então, se a geolocalização do IP fosse mais precisa (como idealmente
deveria ser), haveria mais clareza na distinção dos dois dados.

É claro que a especificidade da informação obtida com a geolocalização de
um endereço de IP é interessante/importante em inúmeros casos, desde a mais
comum restrição de conteúdo, como o GloboPlay faz, por exemplo, até os usos
mais "excêntricos", como uma loja virtual poder apresentar promoção de
frete grátis para um visitante sem que ele tenha se cadastrado/logado, por
exemplo.

Mas... Foi a "geolocalização de ASN" que gerou a thread, não a de IPs.

E esse é um dado muito genérico, que não possui as mesmas razões e
justificativas da geolocalização de IPs, exatamente em razão da
generalidade.

Assim, pela generalidade da informação, pelo menos eu não consigo
visualizar qualquer aplicação benéfica na "geolocalização de ASN", ainda
mais em larga escala, como foi pedido inicialmente.

Até mesmo o uso no meio acadêmico me causa um pouco de
estranheza/curiosidade, pois penso que as estatisticas disponibilizadas no
IX.BR (https://ix.br/localidades/brasmap), já mencionado em uma das
primeiras mensagens nessa thread, seria suficiente à maioria das pesquisas
acadêmicas.

E, por isso, acho que o "receio" se justifica.

O que visualizo de "menos maléfico", seria o uso dos dados para análise de
taxa de penetração em um plano de expansão de um ISP, por exemplo.

Mas, se alguém estiver visualizando algum outro benefício e puder
compartilhar, agradeceria imensamente.

Alexandre Aleixo