[GTER] Problema com IPv6

Vinicius Gruske Dorneles viniciusgruske at gmail.com
Thu Nov 26 14:17:00 -03 2020

Prezados,

estou com um problema de conectividade IPv6 em um celular de um cliente
nosso. O celular dele é um J6 com Android 10, e com as atualizações em dia.

Acontece que a placa de rede wireless dele, até pega o IPv6 via RA, mas não
possui conectividade. Isso acarreta naquele já conhecido problema de no
WhatsApp demorar um pouco pra enviar uma mensagem, ou, no caso desse
cliente, o que pesa mais, é a mídia no Twitter demorar para carregar. E
demora mesmo, uns 30s pelo menos, até o app/celular decidir buscar pelo
IPv4.

Outros dispositivos, como um J7 com Android 9 ou um notebook com Windows
10, funcionam perfeitamente. Cheguei a tirar o D-Link e colocar um RouterOS
como HG, mas o problema mesmo é no celular. No D-Link inclusive, na
gerência web dele, ele mostra os dispositivos conectados, com seus
respectivos IPv4 e IPv6 (Global e Link Local). O D-Link não detecta IPv6 do
J6.

Testando por ping, o J6 pinga o HG, mas não pinga a loopback do BRAS, o que
me faz crer que seja algum problema na Default Route do J6 que ele pega do
RA.

Liguei pro suporte da Samsung, e me perguntaram o que era IPv6. :facepalm:

Estou sem ideias. Poderiam me dar um norte?