[GTER] IRR - LACNIC

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 5 16:12:37 -03 2020

On Tue, May 5, 2020 at 3:49 PM João Butzke <joao at naxi.com.br> wrote:

> A Ferramenta em questão seria o IRR do Lacnic pois as outras ferramentas
> gratuitas que temos acesso não oferecem um suporte técnico.

O LACNIC não tem um IRR. O nome IRR aqui só causa confusão, pois é na
verdade uma view em formato IRR-like do RPKI do LACNIC.
O RIPE tem um IRR, o ARIN também; o LACNIC não.

Nesse sentido, o IRR da NTT mantém uma versão IRR das delegações do
Registro.br, e nem por isso se diz que o Registro.br tem IRR, apesar das
delegações estarem lá publicadas em formato IRR.

Quanto a não oferecer suporte técnico, o RADB (um dos que eu citei) tem
sim. E isso, claro, vem com um custo. Mesmo o suporte do LACNIC e do
Registro.br não são gratuitos; eles são fornecidos a quem paga por recursos
de numeração, e isso custa no mínimo USD 600 por ano.

> Vc teria o link desses videos da semana de infra?

forum.ix.br
gtergts.nic.br

(abas de edições anteriores)

Rubens