[GTER] Segmentação de rede Gpon

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Mon Jul 13 16:42:57 -03 2020

Com muitos chassis, e muitas pons, uma vlan por pon acaba ficando
complicado, por isso adotamos QinQ, para atingir esse objetivo.

Imagine 6 chassis, com uma média de 8 placas de serviços cada, com 16
pons em cada, e vc tenha autenticação centralizada, ou seja, não pode
repetir as vlans, bem como, quando adicionar uma outra placa de serviço
no chassi 4 por exemplo, qual padrão de alocação de vlans utilizar?

Pensando nisso adotamos o seguimos o esquema:

POP - OLT - SLOT - PON

POP 1   - OLT 1 = S-VLAN 11
POP 2   - OLT 1 = S-VLAN 21
POP 99 - OLT 3 = S-VLAN 993

 A C-VLAN segue o esquema slot/pon

SLOT 1   - PON-01 = C-VLAN 101
SLOT 2   - PON-03 = C-VLAN 203
SLOT 15 - PON 16 = C-VLAN 1516

e por ai vai...

Se vc usar alguma caixa para PPPoE que crie as vlans automaticamente é
uma maravilha (juniper por exemplo).

Mikrotik não tem esse recurso, então temos que criar vlans e servers
manualmente, o que é chato inicialmente, porém fica bem organizado, e
notei que a distribuição ao longo de muitas interfaces lógicas da carga
dos pppoe servers, levou a uma melhor distribuição das cargas e assim um
melhor desempenho das caixas.

A ideia de seguir esse esquema também é facilitada pelo fato de que
localizando o equipamento, podemos deduzir a VLAN do mesmo, sem ter que
pensar muito, ou consultar documentação, fica auto explicativo.

Enfim, é só mais uma ideia.

Em 2020-07-13 13:12, Adalgildo Sousa escreveu:

> [...]
>
> Em seg, 13 de jul de 2020 12:30, Emerson Araujo <araujoprog at gmail.com>
> escreveu:
>
> Eu uso uma vlan por pon pela facilidade de gestão e distribuição de carga.
> Em seg, 13 de jul de 2020 10:29, Gelso Baltazar <gelsomagdiel at gmail.com>
> escreveu:
>
> Bom dia,
>
> Nós usamos uma vlan por pon aqui.
>
> On Mon, Jul 13, 2020 at 1:42 AM Andre Bolzan < andre.bolzan at fixfibra.com.br wrote:
>
> Ola, Adriano
>
> Não acho que tenha alguma literatura "especifica" para isso, porque
 vai

> de cada negocio.
>
> Atendemos grande São Paulo, com uma densidade "muito grande", então
> decidimos usar vlans por área de atendimento, alguns bairros grandes
 são

> [...]
>
> Alguns provedores que tenho contato, que atendem mais de uma cidade,
> adotaram uma ou duas  vlans por cidade dependendo do tamanho delas.
>
> Espero ter ajduado.
>
> Em dom., 12 de jul. de 2020 às 19:29, Adriano Carvalho <
> adrianocastroc1 at gmail.com> escreveu:
>
> Galera boa noite!
> Puxando o gancho para o Gpon, como vocês fazem atualmente?
> Cada porta Pon uma vlan?
> Como fazem a segmentação de rede no Gpon?
> conteúdos difícil de encontrar...
>
> PS: A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É
 através

> dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de mineiro
 pode

> chegar a chefe de mina, que um filho trabalhadores rurais pode
 chegar a

 https://br.linkedin.com/in/adriano-castro-carvalho-0ab563127