[GTER] Segmentação de rede Gpon

Andre Bolzan andre.bolzan at fixfibra.com.br
Mon Jul 13 01:42:19 -03 2020

Ola, Adriano

Não acho que tenha alguma literatura "especifica" para isso, porque vai de
cada negocio.

Atendemos grande São Paulo, com uma densidade “muito grande”, então
decidimos usar vlans por área de atendimento, alguns bairros grandes são
“subdivididos” em 2 ate 3 VLANs, dependendo de onde vem as fibras de
atendimento, densidade... Bairros menos temos um única vlan.

Alguns provedores que tenho contato, que atendem mais de uma cidade,
adotaram uma ou duas  vlans por cidade dependendo do tamanho delas.

Espero ter ajduado.

Em dom., 12 de jul. de 2020 às 19:29, Adriano Carvalho <
adrianocastroc1 at gmail.com> escreveu:

> Galera boa noite!
> Puxando o gancho para o Gpon, como vocês fazem atualmente?
> Cada porta Pon uma vlan?
> Como fazem a segmentação de rede no Gpon?
> conteúdos difícil de encontrar...
>
> PS: A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela
> que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de mineiro pode
> chegar a chefe de mina, que um filho trabalhadores rurais pode chegar a
> presidente de uma grande nação. (Nelson Mandela)
> ---
>      Att, Adriano Castro Carvalho
> [...]

*André Bolzan Saar*
*Andre.Bolzan at FIXFIBRA.com.br <Andre.Bolzan at FIXFIBRA.com.br>*
**55 11 98205-7742*