[GTER] Dúvida sobre aplicabilidade das communities

Tales Rodarte talesrodarte at gmail.com
Sun Jul 5 04:40:18 -03 2020

Para ISPs que vendem IP parcial é altamente recomendável a separação dos
conteúdos em tabelas de roteamento distintas (VRF, vpn-instance,
router-instance, etc..) para evitar isso.
Não só o cliente pode propagar os prefixos com as communities de
trânsito full, como também ele pode descobrir que apontando um rota
default para o nexthop do conteúdo obtêm melhor latência ou qualquer
outro beneficio não contratado.

@Alexandre,

A maioria dos fornecedores pequenos e médios que conheço não permitem
bypass de communities em seus circuitos. Alguns por falta de
planejamento (em filtrar quais são internas e externas), outros por não
terem capacidade livre em seus circuitos e ficarem com medo do cliente
mudar algo e atrapalhar seu balanceamento (o que não justifica ao menos
communities de no-export e de blackhole), por nunca nenhum cliente ter
pedido ou por não terem a tabela de communities de seus fornecedores (as
vezes o fornecedor não tem também).
Muitos nem fazem ideia pra que serve e controlam tudo via prefix-list.

O ideal é que isso seja um dos critério de escolha na hora de contratar
o serviço. Pelo menos a de blackhole.
Ter multi FIBs para viabilizar a entrega de conteúdos distintos além do
controle e bypass de communities é um grande diferencial comercial e
técnico que muitas vezes passa batido.

--

Tales Rodarte